segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Chico Albuquerque



Fortalezense, nascido no ano 1917, Chico Albuquerque teve seu primeiro contato coma fotografia aos 15 anos ao fazer um curta-metragem

Especializou-se em retratos, profissionalizando-se em 1934. Mudou-se para São Paulo em 1945 e abriu seu próprio estúdio no ano seguinte. Foi membro do Foto Cine Clube Bandeirantesonde participou ativamente do movimento chamado fotoclubismo.

Em 1948, foi o primeiro fotógrafo no país a produzir uma campanha publicitária registrando produto e modelo para uma campanha da Johnson & Johnson, assinada pela agência J.W. Thompson. Até então as campanhas eram concebidas para utilizar apenas ilustrações e desenhos. Chico deu início a um mercado inexplorado no Brasil.

Importou em 1958 o primeiro equipamento de flashs eletrônicos do Brasil

Participou de diversas exposições e mostras nacionais e internacionais de Fotografia, e obteve Medalhas de Ouro em Frankfurt, Turim e Buenos Aires.

Chico ilustrou uma coletânea com 63 fotos em preto e branco do mucuripe, praia da capital cearence, faleceu na madrugada seguinte ao dia em que conferiu a prova do livro.
















Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário